Medida pretende impedir ligações indesejadas oferecendo crédito consignado
Aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber ligações de instituições bancárias oferecendo crédito consignado podem se cadastrar a partir desta quinta-feira (2), no serviço “Não perturbe” dos bancos. As informações são da Agência Brasil.
O bloqueio passará a valer 30 dias após a realização do cadastramento dos telefones fixos ou móveis ligados ao CPF, que deverá ser feito através do site do serviço. A partir disso, os bancos que fizeram adesão ao sistema vão parar de realizar chamadas telefônicas com ofertas de empréstimos aos clientes registrados.
No total, 23 bancos aderiram ao “Não perturbe”, que é uma iniciativa promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor. Ao todo, as instituições que fazem parte do programa correspondem a cerca de 98% da carteira de crédito do país.
Segundo a Febraban, o bloqueio de chamadas afeta também os correspondentes bancários e, no caso de alguma infração por parte do correspondente, os bancos são obrigados a aplicar sanções, caso contrário ficam sujeitos a multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão.
Continue lendo em Pleno.News! (Fonte)