Medida reduziria valor cobrado aos templos nos horários de maior consumo
O presidente da República, Jair Bolsonaro, pretende conceder subsídios nas contas de energia de templos religiosos de grande porte. A informação foi divulgada pelo jornal Estado de São Paulo nesta sexta-feira (10). Na publicação, o jornal afirma que o mandatário já enviou a minuta de um decreto, elaborada pelo Ministério de Minas e Energia, para a pasta da Economia, estabelecendo as regras da medida.
O coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), defendeu a medida e declarou que a concessão seria justa e o impacto mínimo. Câmara exaltou o papel social que as igrejas têm na sociedade.
– Os templos religiosos só funcionam das 18h às 23h e é justamente nesse horário que as distribuidoras podem cobrar mais. Fechem todas as 300 mil igrejas no Brasil em um dia para ver o impacto social e na segurança no dia seguinte – afirmou.
Outro defensor da medida foi o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que declarou que qualquer ajuda para templos e instituições filantrópicas “será sempre muito bem-vinda”.
A regra que está em estudo pelo governo funcionaria da seguinte forma: os templos pagariam tarifas mais baratas no horário de ponta, como são chamados os períodos de maior consumo, iguais às cobradas durante o dia. O valor que elas “deixariam de pagar” seria então subsidiado pelo Tesouro.
Veja mais em Pleno.News! (Fonte)