Ministério da Saúde listou diferença entre sintomas do coronavírus para o resfriado e grife
O último balanço oficial do Ministério da Saúde apontou 428 casos de coronavírus no Brasil, com o total de sete mortes (cinco em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Diante dos riscos, muitas pessoas têm feito buscas online sobre o que é o coronavírus e quais os sintomas.
Com o objetivo de manter a população bem informada, o site do Ministério da Saúde disponibilizou esclarecimentos a respeito de dúvidas que muitos têm a respeito da doença Covid-19.
O QUE É CORONAVÍRUS
Segundo a pasta, o coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus, descoberto no dia 31 de dezembro do ano passado, depois de casos na China, provoca a doença denominada coronavírus (Covid-19).
– Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa – explicou o ministério.
SINTOMAS DA DOENÇA
A Covid-19 é uma infecção respiratória cujos sintomas iniciais podem ser febre e tosse seca. Ao fim de uma semana, a pessoa infectada pode sentir falta de ar, ou seja, dificuldade para respirar.
Outros sintomas, informados por especialistas são congestão nasal, cansaço, diarreia, dor de garganta, e fadiga. Algumas pessoas também podem estar infectadas ainda que não apresentem nenhum dos sintomas listados acima.
TRANSMISSÃO
O vírus costuma ser transmitido pelo ar ou por meio de contato pessoal devido a secreções contaminadas como gotículas de saliva, tosse, catarro, toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, além do contato com a boca, nariz ou olhos.
– O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas – informou ainda o Ministério da Saúde.
FOCO NA PREVENÇÃO
Diante do avanço da doença, é importante seguir as orientações das autoridades, a respeito de evitar sair de casa e manter mãos e objetos higienizados.
Veja em Pleno.News! (Fonte)