Valores são devidos aos contribuintes que caíram na malha fina, mas que, depois, regularizaram as pendências
A Receita Federal realiza, nesta segunda-feira (31), o pagamento do chamado lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física, que incluem tanto a declaração de 2021, referente ao ano-base 2020, quanto as declarações relativas a anos anteriores. No total, 240.744 contribuintes receberão R$ 281,9 milhões.
Os lotes residuais são aqueles em que são incluídos os contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda, mas que, depois, regularizaram as pendências. As consultas sobre as restituições podem ser feitas na página da Receita na internet ou pelo aplicativo para tablets e smartphones.
Em setembro do ano passado, a Receita Federal informou que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Com 41,4% de incidência, o maior motivo de retenção das declarações foi a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, tanto de titulares quanto de dependentes declarados.
COMO SABER SE ESTÁ NA MALHA FINA
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina, e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.
Saiba mais em Pleno.News! (Fonte)