Receituário agora valerá por tempo indeterminado enquanto durar a pandemia
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com veto, o projeto que estende a validade de receitas médicas ou odontológicas de medicamentos de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto foi publicado na madrugada desta terça-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU).
Na publicação, o chefe do Executivo vetou um dispositivo que possibilitava a indicação de terceiros para retirada de medicamentos, por meio de qualquer forma de declaração. No motivo elencado para o veto está o fato de que “o dispositivo cria uma exigência que poderá vir a ser estendida a todos os casos e, por consequência, burocratizar o atendimento das farmácias”.
O projeto em questão foi aprovado no início de julho pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A proposta aponta ainda que a extensão do prazo de validade das receitas não vale para remédios sujeitos a controle sanitário especial, como medicamentos tarja preta e antibióticos, que seguem adotando a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Saiba mais em Pleno.News! (Fonte)