Presidente enumerou ações tomadas pela gestão durante a pandemia
Em uma publicação nas redes sociais na manhã desta terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro enumerou uma série de ações tomadas pelo governo federal no combate da pandemia de Covid-19. Ao falar do tema, o líder do Executivo destacou as medidas adotadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) baseado nas diretrizes da Redevirus, comitê de assessoramento estratégico que reúne especialista em iniciativas de combate a viroses emergentes.
Entre as ações, Bolsonaro destacou a descoberta da Nitazoxanida, vendida comercialmente com o nome de Annita, como remédio de reposição. Segundo o chefe do Executivo, o remédio teve demonstrada cientificamente a eficácia no tratamento precoce da Covid-19, trazendo redução da carga viral.
O presidente ainda destacou outros pontos como a realização de testes clínicos para verificar a vacina BCG em 1000 profissionais de saúde como uma maneira preventiva da Covid e o teste com plasma convalescente em pacientes para tratamento avançado.
Bolsonaro também destacou as ações relacionadas à evolução tecnológica do país, como o aumento de 13 laboratórios de campanha e 14 laboratórios de nível de biossegurança 2 que foram transformados em nível de biossegurança 3, além do desenvolvimento de tecnologia de ventiladores pulmonares 100% nacionais que, segundo o líder, deram “independência ao Brasil de importações”.
Por fim, Bolsonaro destacou que está atuando desde fevereiro ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, desde fevereiro deste ano, quando a pandemia começou e que está “ao lado da ciência, no combate à Covid-19”.
Confira a lista de ações enumeradas pelo presidente, na íntegra:
Baseado nas diretrizes da Redevirus, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o MCTI:
1. Buscou entre 2000 medicamentos e encontrou a Nitazoxanida como remédio de reposição, cientificamente demonstrado no tratamento precoce da covid que reduz a carga viral.
2. Está realizando testes clínicos para verificar a vacina BCG em 1000 profissionais de saúde como uma maneira preventiva do COVID, reforçando o sistema imunológico.
3. Desenvolveu reagentes nacionais e Testes diagnósticos sem reagentes.
4. Testou plasma convalescente em pacientes para tratamento avançado.
5. Faz testes em todo o Brasil para monitorar o sequenciamento genético e mutações do vírus para garantir eficiência da vacina nacional.
6. Investe em pesquisa para conhecer a patogênese da doença.
7. Investe em 15 protocolos de vacinas nacionais e uma delas já está em fase de testes clínicos com humanos.
8. Aumentou 13 laboratórios de campanha e 14 laboratórios de Nível de biossegurança 2 foram transformados em nível de biossegurança 3.
9. Desenvolveu tecnologia de ventiladores pulmonares 100% nacionais, dando independência ao Brasil de importações.
10. Desenvolve diversas inovações como cremes profiláticas, bioreagentes nacionais para álcool em gel, diversos testes clínicos, etc.
11. O Ministro Marcos Pontes e o Presidente Jair Bolsonaro trabalham, desde fevereiro, ao lado da ciência, no combate ao COVID-19.
Saiba mais em Pleno.News! (Fonte)