Média diária de vacinação dos Estados Unidos está caindo
Com um ritmo avançado de vacinação contra a Covid-19, o Brasil pode completar a imunização da população adulta antes mesmo do que os Estados Unidos, que iniciaram a aplicação das doses antes do que o Brasil.
De acordo com dados do Our World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, do Reino Unido, apontam que, desde 20 de junho, média diária de vacinação no Brasil supera a dos EUA. Um balanço mostra que a Campanha Nacional de Imunização têm administrado mais de 1 milhão de doses de vacinas diariamente, com alta desde junho.
O cenário entre os dois países se inverteu nos últimos meses. No início da imunização mundial, os Estados Unidos chegavam à media diária de 3,4 milhões de doses. Nos últimos sete dias, este número despencou para 823,3 mil; Já o Brasil sustenta média de 2,01 milhões.
Caso mantenha o atual ritmo, o Brasil poderá imunizar toda sua população adulta em cerca de 20 dias. Já os EUA, também mantendo a média atual, demorariam cerca de 67 dias para vacinar todos acima de 18 anos.
Os Estados Unidos enfrentam uma onda de resistência às vacinas, com cidadãos se recusando a tomar o imunizante. Mesmo com uma forte campanha educativa, incluindo prêmios em dinheiro para que se imunizar, as autoridades continuam com dificuldade em convencer parte da população. Dados do Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês) mostram que, até esta sexta-feira (20), 56,5 milhões de norte-americanos adultos ainda não tinham tomado nem a primeira dose. Ao todo, os Estados Unidos têm 257,5 milhões de residentes nesta faixa etária, o que significa mais de 20% deste grupo segue sem a vacina.
Saiba mais em Pleno.News! (Fonte)