Lotes residuais são relativos aos contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.
A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (24), as consultas a um lote residual das restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2021, referente ao ano-base 2020, e também de anos anteriores. Os lotes residuais são relativos aos contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.
No total, de acordo com o Fisco, 240.744 contribuintes receberão R$ 281,9 milhões em 31 de janeiro. Dessa quantia, R$ 96,66 milhões referem-se a contribuintes com prioridade no recebimento dos valores (idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério).
De acordo com a Receita, o principal motivo de retenção da declaração na malha foi a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados), com 41,4%. Os outros motivos que apareceram na lista foram as deduções da base de cálculo e divergências no valor de Imposto de Renda Retido na Fonte.
A consulta das restituições pode ser feita tanto pela página da Receita na internet quanto pelo aplicativo do Fisco para tablets e smartphones, disponível tanto para usuários do sistema Android quanto para aqueles que utilizam o iOS, da Apple.
Saiba mais em Pleno.News! (Fonte)