Receita Federal espera receber neste ano mais de 32 milhões de declarações até as 23h59 do próximo dia 30 de abril
O contribuinte já pode começar a prestar contas ao Leão. Nesta segunda-feira (1°) iniciou o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador está disponível na página da Receita Federal na internet desde a última quinta-feira (25).
Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações. Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir, e 19% terão imposto a pagar. O prazo de entrega vai até as 23h59 de 30 de abril.
Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. As devoluções serão distribuídas nos dias 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).
As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha Bens e direitos para o contribuinte informar ativos eletrônicos, como as criptomoedas.
O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira (26). O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços e de notas fiscais usadas para comprovar deduções.
Saiba mais em Pleno.News! (Fonte)